segunda-feira, 9 de maio de 2011

Cuba: democracia no turismo cacetada na oposição

O regime cubano continua a manipular muito bem a propaganda. Afirma que vai deixar as pessoas viajarem à vontade para viagens de turismo. Parabéns. Isso é comum no resto do mundo, deviam envergonhar-se de só fazerem isso agora. 


Entretanto mataram mais um dissidente cubano. Poucos dias depois de ser espancado pela polícia, quando tentava resistir à voz de prisão num pequeno proteso, os maus tratos que sofreu levaram-no a uma à morte. Oficialmente, no entanto, foi uma pancreatite... (e a TV Zimbo bem pode acrescentar à sua notícia que essa é a versão de um médico mas oficial, do regime). Ainda que seja verdade, a pancreatite (que não deixa de ser doença) pode provocar-se com pancadas no abdómen. Sublinhe-se que o dissidente sofria de diabetes e de hipertensão.


É por isso que o regime cubano fala tanto agora na abertura ao turismo, para silenciar as vozes que se levantam pedindo que seja investigada a morte do dissidente cubano. 


No fundo, não é para mudar. O que se muda é mesmo porque não se consegue fazer de outra maneira, o falhanço do partido único foi tal que tem de se entregar às reformas 'capitalistas'. E era esse modelo que Angola queria seguir há uns vinte anos... Pelo menos aqui reconheceram mais cedo que falhou.