quinta-feira, 18 de janeiro de 2018
PR anuncia aumentos dos combustíveis e electricidade
Esta continua sendo a retórica da verdade: a situação é difícil e, portanto, vamos ter de suportar momentos maus para voltar à rota certa e vão todos contribuir para isso. Nada de eufemismos, nem sofismas e tergiversações como se fazia de antes - e se continua a fazer com o caso, pessoal, de Manuel Vicente.
Só que a situação do povo em geral - o povo das classes baixas, da maioria esmagadora da população, dos que têm de se virar de qualquer maneira para se manterem vivos - a situação do povo é tão precária já que, se não fizerem aumentos de salários ao longo do ano (o mais rápido possível), a população não aguenta. O que é pior é mesmo isso: a situação humanitária, ainda pra mais sem qualquer guerra ou coisa parecida que justifique ter-se chegado a esse ponto. Mas também se deve observar que qualquer arrivista, mesmo se ligado à antiga presidência, sabendo aproveitar no seu discurso este contexto difícil e a manutenção de salários muito baixos, conseguirá causar danos graves à retoma económica que, para ser eficaz e correcta, tem de ser também retoma social. Atirar a responsabilidade para o poder local não resolve esse problema principal - o dos salários baixos, embora o poder local possa ajudar em muito na diminuição das condições de pobreza. E o alívio do IRT para os mais carenciados também não resolverá grande coisa. É preciso, mesmo, aumentar os salários e o emprego e essas são medidas que o poder local, sozinho, não vai resolver.
A retórica da verdade sempre aumenta a credibilidade de quem a usa, tornando os sacrifícios aceitáveis. Porém, não sendo acompanhada de melhorias concretas no quotidiano, o seu efeito neutraliza-se, dilui-se, a ligação que restabelece entre o chefe e o povo esmorece e degrada-se. É que há um texto, mais do que verbal, o texto holístico do quotidiano, cuja retórica atravessa todas as classes e em particular as mais 'baixas'. Ele examina por critérios incontornáveis o texto político assente no discurso verbal - ou meramente verbal. Esse, não tem como contornar-se.
PR anuncia aumentos dos combustíveis e electricidade (ACTUALIZADA):
'via Blog this'