terça-feira, 28 de junho de 2011

relatórios que servem?

Relatórios, em geral, não servem para nada nos níveis médios e inferiores das administrações públicas. Ninguém os lê. São mera formalidade.

No entanto não pensou mal a comissão de gestão do ISCED-Benguela em pedir relatórios aos professores sobre como correu o 1.º semestre. Se os lerem, foi muito bem pedido. Se não os lerem, pelo menos uma vez (esta), os professores fazem um relatório que os obriga a pensar no que se passou e que lhes permite dizer depois, para se defenderem, que falaram nos problemas da instituição nos seus relatórios. O simples facto de se ter de os escrever, já obriga a repensar um bocado aquilo que foi feito, ou que não foi e devia ter sido. 

O que é de estranhar é que isto constitua novidade. Afinal, é um ato normal e saudável de gestão. Só anulado porque ninguém depois dá sequência aos relatórios. 

A ausência de pedidos destes demonstra bem como a Instituição andava à deriva, como ninguém estava preocupado com ela, nem com os problemas que os professores enfrentassem. De maneira que esta comissão de gestão está de parabéns - no que a isso diz respeito.