domingo, 27 de março de 2011

ricos empresários

Riquinho pede ao MPLA para lhe resolver as dívidas no BPC. Com empresários destes bem nos podemos queixar dos estrangeiros...

exames e pagamentos

Dizem que o ISCED de Benguela ainda não pagou nada aos professores pelos exames, correcção de exames, etc. Onde anda esse dinheiro?

sábado, 26 de março de 2011

UNITA em Benguela

Manifestação da UNITA em Benguela sem incidentes, apesar da reunião do MPLA no Cine Monumental, mesmo ao lado. Isto, sim, é normal em democracia.

segunda-feira, 14 de março de 2011

marchas

Jesus Cristo morreu sozinho, depois de até a pedra da sua igreja o ter negado. E mudou o mundo. Salvaguardadas as devidas diferenças, a não-manifestação de 7 de março e a reacção assustada do partido-Estado provocaram uma coisa muito boa: que pela primeira vez dois partidos políticos nacionalistas se manifestassem livre e publicamente com passeatas para comemorarem as datas fundadoras ou legitimadoras.
É um começo de democracia em Angola. Pela parte da UNITA, mais uma vez a figura de Camalata Numa esteve bem. Mas não só. Certos discursos objetivos, certas frases sucintas e certeiras serviram muito melhor que os discursos enrolados e divisionistas que Samakuva às vezes faz.
A oposição precisa de continuar aproveitando bem as datas e as ocasiões para tornar mais efectiva esta democracia. E o governo ganhou em respeitá-la.

domingo, 6 de março de 2011

dois paradoxos

1 - para haver democracia ninguém se pode manifestar contra o governo

2 - para haver paz temos todos que elogiar o governo

desacatos na lunda-norte

por terem defendido que a fraca adesão à manifestação pró-MPLA se devia a que as pessoas não se reviam já no governo, alguns jovens foram desacatados pela polícia e presos.

inteligente a ação do governador Ernesto Muangala: mandou soltar imediatamente os jovens para não criar sentimentos de revolta.

arguto mas prolixo

o comunicado do bloco democrático sobre o 7 de março

paz ou medo?

a maioria dos partidos e muitas organizações aparentemente apartidárias entraram em consonância com o papão. A margem de manobra é muito apertada. É mesmo difícil o camelo passar pelo buraco da agulha.

conta benta

2 milhões de manifestantes no sábado em luanda? não. seguramente que não.

não tendo conseguido o objetivo alguém fica mal visto. mas faz contas bentas e diz que houve 3 milhões de manifestantes em luanda no sábado. como se conta assim? só deus sabe, razão pela qual as contas serão... bentas.

apesar da lavagem ao cérebro em toda a imprensa, perfeitamente desajustada para a situação, das pressões que o presidente da UNITA garante terem sido feitas e que é habitual fazerem-se, o partido-estado não conseguiu galvanizar as populações.

era esse o risco de as convocar: o feitiço pode virar-se contra o feiticeiro.

cabe à oposição explorar isso para intensificar a luta política.